quinta-feira, 26 de julho de 2018

Instantâneo

INSTANTÂNEO

Ao telefone do Consulado:
- Monsieur le Consul-Général? voix féminine.
- Oui - je réponds
- Je ne sais pas parler en portugais. Vous parlez français?
- Dans quel langue je vous parle, parbleu....!!!!!!!!! Je vous parle en français. Qui êtes vous?
- J'ai une comadre au Portugal qui m'a parlé de vous. Je souhaite que ma fille qui est cap-vérdienne comme moi, puisse aller vivre au Portugal?????
- Mais je suis le Consul-General de la Sierra Leone????

Lá lhe expliquei que tinha que ir À EMBAIXADA DE PORTUGAL EM CABO VERDE e pedir um visto....não sei se sabe o que é uma Embaixada...
Faz-me lembrar uma história passada comigo quando era pequeno e íamos passar as vindimas à quinta dos meus Avós a Celorico da Beira, à Casa do Paço.
Havia uma farmácia, a botica como se chamava às farmácias de um primo meu Barreiros Cardoso, sobrinho do Cónego do mesmo apelido que albergou o Dr. Salazar no seu Colégio, mas que era monárquico. Formou-se em Coimbra, muito engraçado e respeitado por todos.
Tinha imensas histórias de chorar a rir e um dia entra um tipo a correr na botica e pergunta-lhe ( ele estava a ler o jornal a Voz sentado):
- Tem realejos?
- Ó sua besta isto o que é?
- É uma botica.
- O que se vende numa botica? disse o meu primo furioso.
- Tem para aí tantas caixas.....respondeu o outro...ahahahah...grande alimária.
Lembrei-me da pergunta se eu sabia falar francês estando a falar com ela na língua de Molière...grande besta!

Sem comentários:

Enviar um comentário