segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

A celebração do Natal para os pobres, para os sózinhos e abandonados, para os doentes, para os que combatem nas guerras....


 A lista do título é infinita e os que que celebram o Natal em paz, com algum dinheiro, dando e recebendo presentes, em jantares ou festas em que o álcool corre sem limites (veja-se o relatório da GNR nas estradas portuguesas) não se lembram dos que mencionei acima.

Infelizmente o número destes vão aumentando, mas falemos agora dos abandonados e doentes.

O facto de alguém se sentir sózinho, sem família, sem amigos próximos é um sofrimento grande mas os remédios são, entre outros, visitar outros nas mesmas circuntâncias, os pobres e dar-lhes acolhimento e comida e tentar celebrar o Natal, visitar os presos, e sobretudo esquecerem-se de si o que é uma atitude sensata porque enquanto se entregam aos outros, esquecem-se do que os faz sofrer e dói.

Quanto aos doentes a perspectiva é diferente: eventualmente levar um presentinho de Natal, e estar tempo suficiente para os escutar e às tantas mudar o discurso do queixume, com respeito, e contar histórias da vida que sejam alegres e falar das suas famílias ausentes. Perguntar-lhes sobre as vidas para trás e nos aspectos positivos, intuindo a que falem de coisas que os fizeram brilhar e por isso recuperam a memória boa e a sensação de terem ser sido admirados pelo que fizeram. À despedida agradecer o tempo que passaram connosco a esvaziar o coração, e desejar-lhes ràpidamente as melhoras, sem voltarem a lamentar-se.

O regresso à casas dos benfeitores, vem-se de coração cheio e talvez se tenha aprendido algumas lições, e é preciso celebrar o Natal consigo próprio, mesmo tendo comprado uma ceia adequada, ouvir música de Natal e ligar os meios de comunicação (rádio, televisão) pois normalmente têm programas para a época e sentem-se mais confortados e acompanhados.

Antes de adormecerem, devem pausar um bocadinho a dor da solidão e dos problemas da alma, interiores e encetarem um pequeno diálogo unilateral com o Menino Jesus, de quem se comemora o nascimento, e entregarem-se nas suas mãos, pedindo amparo, ajuda, carinho, ternura e sentirem-se melhor e mais animados no dia que começa no dia seguinte...

Sem comentários:

Enviar um comentário