terça-feira, 19 de março de 2019

ALMOÇO NO CLUBE e PASSEIO PELA MEMÓRIA DO MEU PAI



ALMOÇO NO CLUBE e PASSEIO PELA MEMÓRIA DO MEU PAI

Entres os sócios normais estavam dois sócios muito novos de um Clube corresponente em Paris, mesmo no Champs-Elysées. Peixinhos da horta, sempre excelentes e ovos esclafados com ervilhas e entrecosto, queijos e doce, café, vinhos e Porto ou Moscatel. The usual thing.

Estive a conversar com eles até às 16h e depois saí e fui pela rota do sol até ao Guincho aonde parei num local tranquilo junto à estrada a olhar para o horizonte.

Foi dia do Pai, lembrei-me do meu e também dos meus filhos que me têm como Pai. Alguns deles entre sms ternurentos diziam que gostavam muito de mim. Eu retribuí o mimo, claro com o sentido de total verdade.

Ora nem sempre pensamos quando um dia morrermos se fomos sempre bons pais, maridos e até Filhos apesar de no meu caso ter tido essa boa consciência.

E estive num silêncio prolongado esmagado pela beleza da paisagem e da luz sem nada na cabeça...estes períodos de sossego do cérebro...e quando voltei à terra senti sobre as minhas costas o cansaço do trabalho que dá exercer o melhor que se sabe e pode estas funções familiares, aliás a todos quanto sejam responsáveis, de estar de "serviço" atento just in case e em famílias numerosas como a minha quer a descendente quer a de irmãos e irmãs há sempre qualquer detalhe que sobressalta a calmaria daquela e doutras tardes do Guincho.

Tenho para mim, que só com a nossa morte, por aquilo que sabemos por ver e assistir, virá um total desligamento das responsabilidades ou seja sossego e paz.

Será no meu caso quando tiver que ser e não tenho o menor medo nem apreensão, mas fica-se a matutar se é compreensível viver os anos que cada um vive, com luzes e sombras, alegrias e sofrimentos, vida dura e mais facilitada e acabar MESMO em cinza pó e nada, que num caixão de mogno ( na empresa americana de que fui Presidente em Portugal custava a módica quantia de 1.200 contos na altura ou num vaso armoreado, claro, em jaspe ou mármore, com umas cinzas inúteis.).
Se soubesse que era assim não tinha nascido neste planeta.

Ele parece que há outros muito mais interessantes.

Deixo os disparates e declaro aqui solenemente que gostei muito do meu Pai e que foi formidável, para mim e a família. Para os outros parece que também sim, but I couldn't care less.

Sem comentários:

Enviar um comentário