Estive hoje engripado e com tosse, mas creio que não é a epidemia que anda por aí. É incómodo mas não castrador da observação do que se vai passando.
Saí abafadíssimo para ir à botica aviar um novo remédio que é três em 1: gripe, tosse e alergias do nariz. Confesso que já tomei desde o almoço e ao jantar e me sinto melhor.
1. Venezuela : vai acabar bem depois de muita resistência e até eventualmente mortes, a não ser que os militares de baixa patente se juntem ao povo pois têm dificuldades familiares. Pode acontecer que a pretexto do apoio para uma situação de refugiado político de parte de algum dos países regionais ( por exemplo Bolívia), Maduro encontre uma justificação "honrosa" para sair reconhecendo que o povo já não está com ele e que os principais países vizinhos deram já o apoio ao novo líder. É um ditador corrupto que conduziu um povo rico e trabalhador à fome e à ruina. Inacreditável!
2. Trump: a cada dia e cavadela, uma minhoca troublemaker. Hoje foi a speaker do Congresso Pelosi que lhe recusou o discurso do State of the Union no Congresso enquanto não retomasse o funcionamento regular do Governo. Por outro lado o Advogado de Trump que seria ouvido brevemente adiou as audências pois a sua família e ele próprio têm recebido ameaças de Trump quanto ao que vai testemunhar. Isto é dito públicamente e nada acontece ao Presidente. A luta continua pela obtenção da verba pedida por Trump para o muro e a recusa dos democratas. É tão inusitada esta situação de Governo fechado que não se encontra nem compreende em nenhum outro país.
3. Brexit : May continua numa total "mess" em relação ao Parlamento, Irlanda e o povo. Muito preocupante.
4. França - Macron prefere andar no trólaró e assinar tratados com a Alemanha e vagamente a cada semana encontrar-se uma vez com os maires e alguns cidadãos ( os outros trabalham) para falar sobre projectos infactíveis. Vai acabar mal e vai perder o mandato. Que alternativa?
5. Portugal : situação financeira preocupante e Governo e parceiros assobiam para o lado.
Um mundo cheio de problemas e com um futuro previsível nada risonho.
Preparemo-nos para dias difíceis e ao menos que sejam preenchidos com
boa leitura, música, conversa entre os amigos e resignação pelas nossas
limitações.
Sem comentários:
Enviar um comentário