Domingo de manhã: apeteceu-me ouvir música barroca.
Sou um grande ouvinte de João Domingos Bomtempo, que foi um dos mais importantes e conhecidos compositores de música barroca do seu tempo.
Os concertos de piano são soberbos e com uma beleza imensa. Sugiro, a quem nunca os ouviu, que ou compre os cds que são edições baratas e de qualidade ou os download do iTunes.
Li que tinha sido preso o mordomo do Papa e que tinha sido afastado o presidente do “banco” do Vaticano, mais propriamente o Instituto para as Obras Religiosas.
Trata-se de um discreto lugar instalado na torre Nicolò V na Cidade Papal, entidade financeira do tipo das encarregadas da gestão de fortunas.
Tudo isto são minudências, importantes sem dúvida de serem rectificadas, mas não abalam a Instituição que é feita de seres humanos.
Vem isto a propósito de em seguida a Bomtempo, ter ouvido o coro da Abadia de Silos. Recordo-me de estar “em baixo de forma” e ter ido lá passar 3 dias na Hospedaria.
Transcrevo-vos, mesmo em castelhano, o que é, como se pode pedir informações e lá aceder.
www.abadiadesilos.es/
Excelente comida preparada pelos monges, dormida em silêncio só se ouvindo os passarinhos e a natureza, assistência aos ofícios com maravilhosos cantos em gregoriano (para quem quiser) vindo-se de lá “curado” de todas as “maleitas”!
Nestes tempos de crise, exterior e interior, é uma opção a seriamente considerar, tanto mais que não é nada cara.
Sem comentários:
Enviar um comentário