sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Características da amizade


 

Muitas vezes apelida-se alguém de amigo sem atentar a um conjunto de qualidades/características que devem existir entre homens e mulheres, homens e homens e mulheres e mulheres.

Nada disto disto tem a ver com a definição de géneros.

1.     Gostar um do outro – é essencial que com o tempo vá existindo um crescente sentimento de ter prazer em estar juntos, conversar, sair de casa, fazer programas até com novidade para alguma das partes, dar presentes, acarinhar, estar atento ao que o outro precisa, estender a mão quando está mais em baixo, abraçar, beijar e vice-versa.

2.     Cooperar na felicidade da vida do outro, ou seja, é contribuir para que com as capacidades de cada um possa quer a vida pessoal, quer a vida profissional ser um prazer, e uma melhoria da situação patrimonial. A entreajuda e participação em equipe, do estudo e planificação de qualquer tarefa que possa vir a resultar num êxito é uma forte razão para se ter mais confiança um no outro e gostar-se mais ainda por se sentir que há uma sintonia.

3.      Haverá vezes em que a discórdia ou desencanto possam advir, mas neste caso há sempre a reserva afectiva que ajuda a superar a dor, ou zanga ou desilusão. É como se fosse uma “bazooka” que estimula, refresca e faz repensar os aspectos que há a considerar para não causar desencontro.

4.      Finalmente, como o amor, a amizade é agradável, excitante, prazenteira, refrescante e inovatória, implica uma vivência natural, mas com redobrada atenção para dar prazer ao outro. Esse prazer mútuo é um bálsamo nas dificuldades do dia-a-dia e ajuda a superar momentos de tristeza, solidão e incompreensão.

Muito mais haverá a dizer, mas penso ter deixado uma parte substancial daquilo que penso.

Há que, sobretudo, praticar a amizade com todos quantos se cruzam nas nossas vidas, evitando assim os dissabores de incidentes com pessoa hipócritas e más, desprezíveis e que são incapazes de encontrar no outro ser humano uma imagem de si próprio, com as características de cada um que deverão ser respeitadas, mas servem de desafio para espicaçar a vivência da amizade.

Sem comentários:

Enviar um comentário