quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A qualquer momento podemos ser notícia


A qualquer momento podemos ser notícia!

Se a minha empresa criar um produto ou serviço, um livro, uma ideia ou qualquer outra coisa que atraia um número determinado de pessoas, ou que seja inovador, é bem provável que passe a ser notícia na grande imprensa.

Se não se estiver bem preparado é péssimo para a imagem e negócios da empresa, uma vez que uma imagem que não se controla, será reproduzida por alguém, normalmente, da forma menos favorável para os envolvidos.

Acontece que, como as pessoas e as organizações muitas vezes não se manifestam sobre assuntos do seu interesse, o que mais se noticia são os aspectos negativos da situação.

Reconheço que nem sempre os órgãos de comunicação dão o mesmo espaço para acusadores e acusados, porém muitas organizações nem se pronunciam, defendendo-se, piorando a situação e a imagem desgasta-se cada vez mais, por conta disso.

A inabilidade para conviver com a opinião púbica é um traço característico de muitos empresários. Já se imaginou os efeitos de um boato de que a empresa está a beira da falência?

Pois é, muitas vezes as empresas preferem calar-se, em vez de esclarecer os factos. Admitir deficiências e problemas não se trata de incompetência, mas de tratar com clareza o público alvo e os mercados aos quais a empresa deve explicações: clientes, funcionários, fornecedores, accionistas e sociedade.

Informar, em vez de calar, é a melhor estratégia para monitorizar a própria imagem, desenvolver boas relações corporativas e criar novos mercados. Quando a nossa empresa, nada diz quando é solicitada a falar, esclarecer, corre-se o risco de deixar por conta do acaso algo que se levou muito tempo a construir: a boa imagem.

Quem não cuida da sua própria imagem, deixando-a a cargo de acasos e ao sabor do vento, pode ter surpresas bem desagradáveis quando se vê envolvido em situações inesperadas.

Pense nisso! Talvez nos encontremos na próxima manchete jornalística ou televisiva?

Sem comentários:

Enviar um comentário