sábado, 20 de julho de 2013

Carta do meu primo Luís Bernardo - encontro com o Dr. Salazar



Meu Caro Manuel,

Lá estive com os teus Pais, num “garden-party” no relvado com a vista esplendorosa que tem! Um óptimo serviço com imensos criados e excelentes "comes e bebes" , a banda do Glenn Miller com o próprio a tocar melhor do que nunca, revezando-se com o Benny Goodman. Um dia soberbo, a parentela toda, os amigos de sempre e alguns de fóra, que mencionarei abaixo. 

O teu Pai deu-lhe para convidar poetas portugueses e brasileiros e estava todo orgulhoso por conversar longamente com o Pessoa e avistei-o apresentando à tua Mãe o Mário Quintana. Um sucesso de miscelânea entre gente do espírito, pintores e escultores, escritores e poetas, e no meio disto tudo, imagina tu, que tropeço no Dr. Salazar.

Fica para outra carta, mas tive uma troca de impressões grande com ele sobre o estado de Portugal. 

O teu Tio Luís, Almirante, bem como o outro teu Tio Carlos que estiveram em funções oficiais de relevância, conversaram longamente com ele. Mas confirmei com o Presidente do Conselho que foram ambos e sobretudo, pessoas independentes, patriotas, amantes da paz e prosperidade que o País tinha mas nunca sabujos nem do aparelho: eram ambos monárquicos e o teu Tio Carlos, gozava de grande estima do Duque de Bragança, tendo sido um grande esteio da Causa Monárquica e do chamado “Tesouro Real”. Enfim, outros tempos!

A tua Mãe chamou-me à parte e como eu te anunciei numa das minhas últimas cartas, queria deixar-me um recado para ti.

Os teus Pais, segundo ela, tinham estado um dia destes a conversar entre os dois e serenamente o tema foi os Filhos que tiveram.

E o teu Pai, dizia que os Filhos quando vão crescendo e começam a ter responsabilidades e a saber governar a vida deles, vão-se esquecendo, progressivamente dos progenitores: sentem-se autossuficientes, sabem tudo, acham que a experiência é dispensável, e que no fundo o papel de orientadores esgotou-se.

E, acrescentava, eles tinham passado por isso. 

Ora a tua Mãe, o recado que me pediu que te deixasse foi o de que não deixes que o teu coração se entristeça com isto, pois acontece de geração em geração. Aqui fica, pois, a minha missão gostosamente cumprida.

Por hoje é tudo, meu Caro Manuel, e bom ânimo para enfrentares os desafios que ainda tens à tua frente.

Um abraço afectuoso do teu primo que muito te estima

Luís Bernardo

Sem comentários:

Enviar um comentário