quinta-feira, 2 de maio de 2013

Luis IX ou S. Luis de França e uma história exemplar a propósito do dia do trabalhador


Luis IX, Rei de França, também conhecido por S.Luis, um dia por volta de 1234 foi visitar a Catedral de Chartres que tinha sofrido um grande incêndio e que estava a ser reconstruída.

Interessou-se pelos trabalhos que estavam a ser efectuados e foi falando com cada um dos operários, inquirindo pelas suas profissões e específicas funções na recuperação da Catedral.

Falou com um carpinteiro que lhe explicou que estava a terminar a nave principal da Catedral, seguidamente com um escultor que lhe disse que estava a esculpir uma nova imagem, depois com um pintor de retábulos que estava a consertar altares entalhados e retratos de Santos, finalmente com o arquitecto-chefe que lhe prometeu a conclusão para breve.

Mesmo à saída, na porta principal, cruzou-se com um ancião que varria para fóra o lixo e os desperdícios que cada um dos outros fazia nos respectivos trabalhos.

Intrigado pelo zelo e eficiência com que desempenhava a mais humilde das tarefas apesar da idade, perguntou-lhe o que fazia ali, ao que ele respondeu:

- Majestade, estou a reconstruir uma Catedral!

É esta noção de trabalho que nos falta muitas vezes em Portugal: a de repartirmos com empenhamento e espírito de equipa o sucesso dos nossos labores e trabalhos. Todos, mesmo os mais humildes, contribuem para que a obra, o produto, o conceito, o projecto, surja.  

Sem comentários:

Enviar um comentário